22 janeiro 2017

Viagem inesquecível ao Peru e sua cultura rica

Quando se faz uma viagem ao Peru você literalmente faz uma  viagem a longínqua era pré-colombiana, são inúmeras as riquezas históricas deixadas pelo povo Inca, lógico que com a chegada dos europeus muita coisa foi destruida, outras saqueadas, surgiram novas construções ao estilo europeu em cima de bases de pedra das construções Inca demolidas, mesmo com todo esse histórico ainda existem muitas coisas para serem vistas, muitas histórias para serem contadas e muitos cenários para serem curtidos.

Uma viagem inesquecível ao Peru, terra da civilização Inca




História de viagem por: Joice Sena

Bom o que dizer sobre minha viagem ao Peru, simplesmente incrível.
Minha viagem teve duração de 8 dias com destino a Cusco na companhia de meu esposo Alex, ao contrario do que  a maioria faz, da uma passada por Lima nos fomos direto para Cusco, no primeiro dia foi uma fase de adaptação ao clima e altitude do lugar pois não e muito fácil no inicio causa muita falta de ar dores de cabeça e um pouco de enjoo, ficamos hospedados em um hostel localizado em uma excelente região na Praça das Armas.

Essa era nossa vista do quarto.

História de viagem-Praça das Armas
Vista do Hostel para a Praça das Armas em Cusco






















História de viagem-comida tipica
Lugar bem movimentado, muitas festas, quase todos os dias tinha algum evento na praça, descemos para conhecer um pouco do lugar e encontrar um restaurante, de cara entramos em um chamado “Plus” ali encontramos o melhor “Pisco Soer” de nossa viagem e também a melhor Carne de Alpaca, sem contar que a vista e maravilhosa. ( Plaza das Armas )
História de viagem-vista plaza das armas
Vista para Plaza das Armas

Segundo dia procuramos uma agencia de viagem para fechar o pacote de passeios, são muitas agencias e muitas pessoas oferecendo o serviço, também tantos destinos para escolher que 8 dias de viagem é muito pouco, mas vamos lá, o pacote que fechamos incluía 1º dia City Tur vales sagrados nas redondezas de Cuzco, 2º dia Vale Sagrados Pisac, almoço em Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero, 3º dia  Moray, Salineras todos passeios com Guias, passagem ida e volta a cidade de Puno (Bus Cama leito) passeio de barco em Puno pelas ilhas flutuantes ( Uros ) , e ainda guia Tudo isso ficou 370,00 soles por pessoa.
Para realizar esses passeios é necessário adquirir o “Boleto Turístico” nada mais é que a garantia de uma viagem repleta de atrações, ele é a entrada em todos esses lugares, esse boleto deve ser apresentado ao entrar, esse boleto na época da viagem custou 130,00 soles.
As entradas de Salineras e Qorikancha não estão inclusas no boleto e são pagas separadamente, sendo 10,00 soles Salineras e 15,00 soles  Qorikancha. Veja aqui o que esta incluso no Boleto Turístico de Cusco

História de viagem-ingresso Qorikancha


Ai vai algumas fotos desses lugares espetaculares:

1º dia City Tour

História de viagem-roteiro City Tour
História de viagem-Mapa Cusco roteiro City Tour





Qorikancha 

Templo do Sol Inca, principal construção da cidade que foi a capital do império, dizem (guias) que era coberta em ouro e claro que foi todo retirado pelos espanhóis que ao verem a construção belíssima ficaram loucos. Infelizmente para demonstrar sua conquista os espanhóis literalmente descaracterizou o templo com artes trazidas por eles, bem como a construção de um convento, usando as bases de pedra do Incas, isso pode se observar em muitos locais da cidade. Seguindo a viagem.
História de viagem-Templo Qorikancha




















Tombomachay e Puka Pukara

Tombomachay fica bem próximo a Cusco, mais ou menos 5km e foi construída e destinado para o culto às águas e para banho dos Incas é um lugar lindo e vale muito a visita.
Puca Pucara localizada a uns 15 minutos de Cusco e dizem que foi usado para proteger Cusco, uma espécie de base e tudo indica que foi mesmo essa a função do local

História de viagem-Tombomachay























Saqsayhuaman

Sacsayhuaman é uma majestosa construção com pedras enormes, algumas pedras chegam a mais de 300 toneladas, é difícil de acreditar que muitas foram trazidas de longe, o encaixe das rochas são perfeitos, bem característicos das construções Incas.
História de viagem-Saqsayhuaman











Q´enqo


A 3580m de altitude esta Q’enqo uma centro arqueológico no Vale Sagrado dos Incas dedicado ao rito, possui galerias no subterrâneo e parecem labirinto, em Q’enqo os lideres Incas eram mumificados, no sítio pode se observar as diversas mesas cerimoniais, o Templo também era usado para cerimônias de fertilidade para celebração da água e da terra, além de celebrações de solstício e equinócios, rituais de sacrifícios de LLamas negras, Qénqo também era Templo de observação astronômica, portanto, podemos imaginar o quanto o Templo Espiritual de Q´enqo era importante para a civilização Inca.
História de viagem-Qénqo




























2º dia Vale Sagrados

Pisac


Pisac é um dos mais importantes locais arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, fica a 33km de Cusco, "uma pequena viagem" os pesquisadores acreditam que no inicio Pisac foi um importante posto militar para combate a invasores, depois passou a ser um centro cerimônia e residencial, em seu centro tem grande destaque o Templo del Sol e um observatório astronômico, uma das coisas mais belas de Pisac certamente são seus terraços de agricultura, existiam túmulos Incas em Pisac, porem, foram saqueados.   
História de viagem-Pisac





















Ollantaytambo


Referencia a Ollanta, um general Inca, conforme o guia disse, se apaixonou pela filha do 9ª governante Pachacutec e forçado a deixar a cidade, mas retornou e uniu-se a ela após a morte de seu pai. A cidade foi muito importante para os Incas, pois foi em Ollantaytambo que o Incas tiveram sua maior vitória sobre os espanhóis.
História de viagem-Ollantaytambo























História de viagem-Cidadela Ollantaytambo

Chinchero 

História de viagem-Feira em ChincheroSeguindo viagem pela encosta das montanhas por um caminho belíssimo chega-se a Chinchero, em meio as montanhas o local onde se localiza a cidade se destaca pelo fato de estar em local plano, fértil e de onde sai uma enorme variedade de batatas, descendo de Chinchero você pode observar o Vale Sagrado e toda sua beleza.














3º dia  Vale Sagrado

Moray


Muitas são as divergências sobre a finalidade dos terraços circulares, alguns dizem que foi um anfiteatro e de fato a acústica é ótima, outros dizem ser centro de devoção e para outros um lugar de testes agrícola, onde cada um de seus círculos representa uma região, por exemplo, o ultimo círculos representaria a Amazônia por ser a parte mais baixa e de maior umidade, ali então eram plantadas plantas da Amazônia e assim os teste eram feitos em cada circulo com plantas de cada região. De fato nossa imaginação faz uma viagem tentando decifrar esse mistério.
História de viagem-Campo de estudos Inca de Moray

 Salineras ( Maras )     



Realmente a natureza sempre nos impressiona, a Salineras lembra um curtume, localizada na encosta de uma montanha a água salgada sai de uma nascente e os peruanos deram um jeito de produzir esse sal, que por sinal é de muita qualidade, eles bloquearam a passagem da água, assim reduzindo sua vazão com as diversas piscinas feitas montanha abaixo, antes de desaguar no rio Urubamba a água passa por essas piscinas e deixa uma pequena quantidade empossada nelas e quando evapora fica o sal.
História de viagem-Salineras de Maras

Puno

Localizada as margens do lago Titicaca, um lago navegável a quase 4.000m de altitude e possui 8.530km2 e mais de 40 ilhas, tão largo que em grande parte não é possível avistar o lado oposto. Puno não é uma cidade turística por sua beleza, alias, posso dizer que a cidade não é bonita, não tem nada que atraia, mas aproveita o turismo por estar à margem do lago Titicaca e esse sim faz vale a viagem, o frio na cidade é intenso, possui ventos mais fortes vindos do lago, o que aumenta a sensação de frio.
Puno possui uma localização estratégica e funciona como base para visitar o lago Titicaca e suas ilhas.     
História de viagem-Roteiros de Puno

História de viagem-Roteiros de Puno e Lago Titicaca

Ilhas de Uros - Ilhas flutuantes

Partindo de Puno, os barcos levam aproximadamente 30 minutos até a ilha de Uros, lá é muito legal, pensar que tudo aqui é uma ilha artificial feita com uma planta chamada totora, além da ilha todas as demais construções são feitas com essa planta, com 5 Soles você pode passear nos barcos feitos de totora. Lá você terá acesso a famílias nativas que vivem na ilha e dependem exclusivamente do turismo.

O passeio é muito interessante e vale a viagem, é algo diferente de tudo, vale muito a pena visitar as ilhas de Uros. 
História de viagem-Barco para as Ilhas
História de viagem-Lago Titicaca
História de viagem-Ilha flutuante de Uros


História de viagem-Crianças da Ilha


Ilha Taquile


A Ilha Taquile é incrível, mas tem que ter disposição para conhecer a ilha em todo seu esplendor, é subidas e mais subidas e tudo isso na altitude, em alguns pontos a ilha atinge altitudes de até 3800 metros e isso causa uma grande sensação de cansaço, dores de cabeça e náuseas, o sol fortíssimos nos obriga a tomar água com frequência, portanto, é muito importante que se tenha uma garrafa de água para se hidratar e não prejudicar sua viagem. São vários os portões e são sempre muito disputados para tirar fotografias.
História de viagem-Ilha Taquile
História de viagem-Ilha Taquile Vista para o lago
História de viagem-Portinho da Ilha Taquile
História de viagem-Povoado da Ilha Taquile

Esses passeios duravam o dia inteiro saiamos umas 8h da manha e voltávamos umas 19h00, todos os dias, eram pequenas viagens dentro da viagem, mas era muito gratificante, cada dia uma nova historia, e ainda chegava na Praça das Armas sempre movimentada com inúmeros restaurantes maravilhosos que era difícil escolher, uma das noites que chegamos na Praça estava tendo uma linda festa de Halloween, adultos e crianças todos fantasiados, uma festa linda.

Plaza das Armas - Halloween


História de viagem-Festa na Plaza das Armas


Chegamos um dia antes em Águas Calientes, nos hospedamos em um hotel maravilhoso chamado Panorama B.B. 
História de viagem-Águas CalientesHistória de viagem-Hotel Águas Calientes









Conhecemos um parque de águas termais e jantamos um prato típico deles, porem, meio exótico ao meu gosto, o tal do Cuy (Porquinho da Índia assado) não me agradou muito não.
História de viagem-Ingresso Banhos Termais


História de viagem-Banhos Termais
História de viagem-Porquinho da India prato Tipico







Macchu Picchu


Dia ( D ) subida a MacchuPicchu


História de viagem-Subindo a Montanha Huaynna Picchu
História de viagem-Montanha Huaynna PicchuSubimos de ônibus de Águas Calientes até a cidadela, viagem de 25 minutos saímos do hotel as 4:00 da manhã, a fila dos ônibus estava gigantesca, os ônibus iniciam a subida as 5:30 da manhã, as 7:00 já na cidadela iniciamos a subida a Huayna Picchu, olha com seus 2720m impõe respeito e a subida é para os mais aventureiros. 







Quem escolher esta opção de roteiro precisa de muita energia e disposição geralmente à galera gasta 1 hora em media para subir nos gastamos 40 min mais já adianto que não foi nada fácil, algumas vezes no meio da subida pensei em desistir, mas a vista compensa demais.

História de viagem-Machu Picchu visto da Huaynna Picchu
Machu Picchu vista do alto da montanha Huayna Picchu 

Descemos a montanha e as 11:00 iniciamos nosso tour pela Cidadela de Macchu Picchu.

História de viagem-Ruínas de Machu Picchu

História de viagem-Ruínas da cidadela de Machu Picchu






















DICA
Para o roteiro Machu Picchu, compramos nossos ingressos bem antes da viagem em São Paulo, bem como passagem de trem e a entrada na cidadela e subida a montanha Huayna Picchu, fizemos essa compra antecipada para não correr o risco dos ingressos esgotarem, visto que, o roteiro para subir a montanha de Huayna Picchu tem um número limitado de 400 pessoas por dia divididas em 2 grupos, por isso, recomendo comprar com uns 2 meses de antecedência se optar por esse roteiro das ruínas de Machu Picchu e subida da montanha de Huayna Picchu.

Bom essa experiência incrível de conhecer esse pais de natureza tão diversificada e de uma cultura rica, pulsante e que é tão bem retratada por todos guias turísticos, um povo hospitaleiro, receptivo e cheio de orgulhos de suas civilizações passadas, são muitos os motivos pelo qual recomendo conhecer o Peru, gastronomia maravilhosa, e histórias inesquecíveis, inclua o Peru em seu roteiro de viagem e se encantem com esses lugares maravilhosos.

Veja alguns sites que podem ser uteis para você:

Para ter informações de como planejar sua viagem ao Peru: www.peru.travel.com
Para comprar passagem de trem: www.incarail.com e www.perurail.com
Ingresso para Machu Picchu: www.machupicchu.gob.pe 

VEJA TAMBÉM

Boleto turístico de Cusco
História de viagem-Boleto turístico de Cusco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tags