12 dezembro 2017

Ouro Preto | Parque natural municipal das andorinhas

Um achado em Ouro Preto

Parque Natural Municipal das Andorinhas - Ouro Preto
Ouro Preto é mesmo incrível, caminhando por suas trilhas eis que surge o Parque Natural Municipal das Andorinhas, um lugar surpreendente, alias, é bom dizer que no parque nasce um importante rio das Minas Gerais o Rio das Velhas, o Rio das Velhas é o maior afluente do Velho Chico em extensão com 801km e a partir de sua nascente possui diversas pequenas quedas, um lugar onde você tem a possibilidade de caminhar ao lado do fluxo de água límpida desde a nascente até o fluxo de água se esconder em uma fenda em meio as pedras e formar a linda cachoeira das andorinhas com uma queda de aproximadamente 10 metros de altura. O cenário do parque não poderia ser mais bonito com as Serras de mais de mil metros de altitude no horizonte, um ambiente perfeito mesmo com chuva o parque se mostra deslumbrante. Aproveite para contemplar a rica fauna e flora do parque. Uma ressalva, em caso de chuvas é aconselhável retornar rapidamente a sede do parque devido a grande possibilidade de tromba d’agua e o número altíssimo de quedas de raios.
Visite Ouro Preto e descubra tudo que essa linda cidade tem a oferecer além de suas ricas e belas ruas, vielas e casas históricas.

Atrações do Parque Natural Municipal das Andorinhas

Assim que chega na sede do parque você receberá algumas orientações de conceito gerais sobre o parque e também receberá um guia com todas as atrações do parque. Todas as trilhas para as atrações do parque são marcadas por cores, sendo uma cor para cada atração, basta seguir a cor determinada para aquela atração e boa curtição.

Cachoeira das Andorinhas

Fenda que forma a Cachoeira das Andorinhas - Ouro Preto
 Na foto ao lado é possível ver a fenda por onde a água desse e forma a Cachoeira das Andorinhas.
Cachoeira das Andorinhas - Ouro Preto
A Cachoeira das Andorinhas possui 10 metros de altura e um posso com mais ou menos 2 metros de profundidade é perfeito para banho, possui uma particularidade, pois sua queda fica dentro de uma formação rochosa ou como todos dizem uma gruta, seu nome é devido a enorme quantidade de andorinhas na gruta. A trilha até a cachoeira é classificada como normal.

Cor: Amarela

Cachoeira dos Pelados

Cachoeira dos Pelados - Ouro Preto
Sua queda possui 5 metros de altura de pura excelência para se refrescar. Fica logo abaixo da cachoeira das andorinhas, mas não é tão fácil chegar sendo classificado como uma trilha difícil.

Cor: Azul

Cachoeira Véu das Noivas

Parte superior da Cachoeira Véu da Noiva - Ouro Preto
A maior das cachoeiras do parque com aproximadamente 50 metros de altura, chegar a sua base é tarefa para os mais aventureiros, pois possui uma trilha íngreme e complicada sendo classificada como muito difícil.

Cor: Laranja

Mirante Pedra do Jacaré

Mirante Pedra do Jacaré - Ouro Preto
O Mirante Pedra do Jacaré é uma formação natural que fica bem próximo a cachoeira das andorinhas e proporciona uma visão magnifica do vale do Rio das Velhas e sem duvidas é um lugar perfeito para contemplar toda a beleza da região.

Cor: Amarela

Mirante do vermelhão

Mirante do Vermelhão - Ouro Preto
O Mirante do Vermelhão é o ponto mais alto do parque das andorinhas com aproximadamente 1400m de altitude, tem a particularidade de ser um antigo ponto de extração de bauxita, sem sombra de duvidas que o mirante do vermelhão é o local com a melhor vista do parque, perfeito para contemplar tanto o nascer do sol quanto o por do sol, dele é possível ver inclusive a serra do caraça.
Veja outros atrativos do parque:

Poço da Folhinha: Fica bem afastado da sede do parque e sendo uma trilha perfeita para os mais aventureiros. Classificada com muito difícil.

Cor: Roxo

Poço do Baú: Fica próximo a sede do parque, ideal para lazer com crianças por possuir águas sem correntezas e profundidade que não ultrapassa 1,50 metro. Trilha classificada como fácil.

Cor: Cinza Escuro

Poço das Churrasqueiras: Como o próprio nome diz fica próximo as churrasqueiras, ideal para toda a família e de muito fácil acesso a qualquer um, possui 1 metro de profundidade e uma água agradável e extremamente límpida.

Cor: Laranja

Locais de escaladas: Para os mais aventureiros o parque possui setores de escaladas, basta seguir a cor destinada ao atrativo.

Cor: Cinza Claro

Como chegar ao Parque Natural Municipal das Andorinhas

O parque fica a 5km da praça Tiradentes em Ouro Preto e partindo da praça existem duas opções de rota até o parque.

Pelo Morro da Queimada: Partindo da Praça Tiradentes, basta seguir em direção à Mariana. Após o Hotel Solar das Lajes, subir a primeira esquerda. Seguir em direção ao Hotel Fazenda Boa Vista. Chegando ao alto do morro, pegar a primeira direita (estrada de terra) após o cruzamento do Hotel Faz Boa Vista. Seguir até a portaria do Parque.

Pelo Morro São Sebastião: Partindo da Praça Tiradentes, seguir em direção à saída para Belo Horizonte. Pegar a primeira direita após a Escola de Minas. Subir a Ladeira João de Paiva, passando pelo Mirante do Morro São Sebastião. Chegando à Praça de São Sebastião, seguir pela primeira direita. À direita, você avistará o Mosteiro Budista e, logo mais, a Capela de São João. Uma das referências é o Bar do Baú, famoso na região. Basta seguir pela Avenida das Andorinhas e, ao final dela, pegar estrada de terra à esquerda. Seguir até a portaria do Parque.

Funcionamento

O Parque das Andorinhas faz parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas – APA e funciona todos dos dias, 24 horas, com entrada gratuita. Aberto para acampamentos e várias opções de lazer, o acompanhamento pelas trilhas é feito de 6h às 18h.

🌳 Preserve a natureza

🔺Proibido ascender fogueiras no parque

Fotos

Cenário do Parque Natural Municipal das Andorinhas - Ouro PretoPequenas cachoeiras próximo a sede - Ouro Preto
Fenda que forma a Cachoeira das Andorinhas - Ouro PretoBelo cenário mesmo com chuva - Ouro Preto